10 de janeiro de 2011

Deísmo

Nós acreditamos que Deus existe com base na razão reflexiva, a experiência pessoal e observação da natureza.

Acreditamos que a comunhão da comunidade, o respeito mútuo são componentes essenciais da vida. Mas o poder mais nobre é amar.

Nós acreditamos que nossos princípios devem evoluir com o progresso social e nosso conhecimento do universo.

Nós somos mais guiados por esses princípios (que não figuram na ordem de prioridade):

• Acreditamos que tudo que precisamos saber de Deus pode ser encontrado no próprio universo.

• Nós não acreditamos que Deus age no universo de uma forma que contraria a lei natural, mas não nega a possibilidade.

• Acreditamos que os seres humanos são capazes de ter experiências profundas de Deus, mas afirmam que tais revelações pessoais são verdadeiras só para si.

• Nós acreditamos no valor intrínseco da vida honestidade advogado a prudência, compaixão e justiça em nossas relações com o outro.

• Acreditamos que as pessoas devem ser livres em todos os aspectos de suas vidas, desde que não perturbem a paz, a felicidade ou a segurança da sociedade.

• Nós encorajamos todos a avançar a condição humana em sua capacidade pessoal para fazê-lo. No entanto, acreditamos que a religião deve ser separada do governo e nem esta nem qualquer princípio deísta deve ser usada para justificar posições políticas ou causas.

• Acreditamos que a religião é um assunto pessoal guiado pelos ditames da consciência. Nós não defendemos os esforços para converter as pessoas ao deísmo, mas sim esforçar por promover o deísmo e educar aqueles que estão interessados.



“A necessidade de procurar a verdadeira felicidade é o fundamento da nossa liberdade.” (John Locke)



Para os deístas, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza. Para o deístas as pessoas devem assumir a responsabilidade pelos seus atos, e procurarem a felicidade nesta vida terrena ao invés de aceitarem os tormentos das injustiças sociais em procura de uma vida eterna de caráter duvidoso. Muitos deístas rejeitam a noção de que Deus intervém nos assuntos humanos, por exemplo, através de milagres e revelações. Estes pontos de vista contrastam com a dependência de revelações, milagres e fé encontrada em muitos judeus, cristãos, islâmicos e outros ensinamentos teístas.

O deísta não necessariamente nega que alguém possa receber uma revelação divina, mas essa revelação será válida apenas para quem a recebeu, se realmente a recebeu. Isto implica a possibilidade de estar aberto às diferentes religiões como manifestações diversas de uma mesma realidade divina, embora não crendo que nenhuma delas seja a “verdade” absoluta.

Os deístas acreditam na possibilidade da existência de dimensões transcendentais. Contudo não estão presos a nenhum tipo de mitologia ou dogma. Frequentemente os deístas encontram insatisfeitos com as religiões denominacionais, e apresentam, geralmente, algumas afirmações que os diferenciam dos religiosos convencionais ou teístas.




Oferecimento: UBD - União Brasileira dos Deístas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário