22 de janeiro de 2013

(Des)Informação




É interessante a relação do povo com os programas de entretenimento da tevê. O que no futebol seria uma linha tênue entre o amor e o ódio, a relação entre, por exemplo, o BBB com o público, é algo de carência/dependência exagerada.

Antes de qualquer coisa, quero dizer que não estou aqui para me posicionar à favor ou contra o programa. Citei o Big Brother como exemplo porque é o principal programa de Reality Show exibido no Brasil, e esse formato de programas é o que está em questão. Uso BBB especificamente, mas pode se estender a todos.

A população carece de oportunidades, opções, acesso à cultura/informação/lazer, reclamam todos. A indignação também é vista quando o assunto é a programação da tevê aberta. Mas expliquem-me algo: qual a sensação de criticar os programas de entretenimento aos quatro ventos, nas redes sociais (principal foco)? O que essas pessoas esperam desse tipo de programa? Que os participantes discutissem as questões existenciais que afligem a humanidade? Não, né! Como já foi dito, o BBB é um programa de entretenimento, não é dele essa função. Quer cultura, informação? mude de canal! É simples! O que não faz sentido é um bando de pessoas sentindo prazer em assisti-lo apenas para criticá-lo logo após. Outro ponto, não é o fato de assistir que o tornará um ignorante, como também, não é deixando de assistir que fará de você uma pessoa culta. Este caminho é um pouco mais longo...

Os Reality show's são programas de sucesso em vários países, e fundamentam-se em algo interessante: pôr em choque às personalidades de cada um. Programas assim são máquinas de fazer dinheiro, ou seja, obtém sucesso naquilo que foram pré-determinadas, em seus devidos ramos televisivos. Bem provável que houveram diversas pesquisas, planos de marketing e várias outras coisas que serviram como base para a criação do mesmo. Então, não é porque você acha que criticando o programa estará se tornando superior. Não há nada de errado com o mesmo, logo, você assistindo-o com a intenção de criticá-lo depois, ou simplesmente por gostar, estará fazendo dele um sucesso. Portanto, lembra da pesquisa que foi mencionada anteriormente? Pois é, você está inserido.

Volto a dizer, não há nada de errado com o programa, ele faz o que se propôs a fazer. O problema está nas pessoas, elas tornam os BBB's da vida um sucesso. Muitos vão dizer: "Ah, mas a grande massa não tem informação/educação, assistem qualquer coisa", "não tem senso crítico". Sei disso, mas duvido muito que seja a grande massa a ir nas redes sociais falar mal desses programas. Obs: A questão do nível de informação da população é uma outra questão, para outra postagem, quem sabe!

Portanto, busquem o lado bom das coisas, mas façam em algo que as façam bem. Não procurem apenas os defeitos, eles são visíveis, e fáceis de serem encontrados.



(Júnior Vilas Bôas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário