26 de abril de 2012

Aqui estou eu.




Faltam respostas para confortar uma situação que, já de muito tempo, resiste às vontades verdadeiras. O tempo continua a manter-me como um refém, sendo resultado de todas as suas condições, em meio à atmosfera de uma área que por enquanto não é favorável.

O mundo parece ser grandioso e com espaço de sobra para todos, porém, vejo que esse torna-se pequeno e sufocante a cada encontro. Antes que pergunte, não! Não sei como reagir. Apenas isso, o tempo em todos os seus conceitos, e em princípio, reconhecendo a ocorrência dos eventos que nossos sentidos possam perceber. Sim, só ele por enquanto poderá dizer.

[...]
O intrépido Cavaleiro Sem Espada foi atingido por um grande golpe. Logo ele, que mesmo sem possuir sua espada para o devido ataque, ou até, um contra-ataque - tendo em mãos - apenas um escudo capaz de defendê-lo quase sempre. Entretanto, é difícil defender-se de um ataque inesperado, quase invisível. Deixando-o ferido, e sem reação. Agora o que se vê, é a sua ferida aberta, sem cicatrizar, sem poder medicá-la, até porque ele não a enxerga. A ferida não está exposta na epiderme, à vista de todos, e sim na alma, na mente, no mundo das ideias. [...]

Mais uma vez surge outro mundo, outra zona de escape. Mas desta vez, já sabendo das anteriores, analisa-se muito antes. Não pretende cometer os mesmos erros, nem as mesmas mágoas. Mesmo analisando antes já tem-se a certeza de que é um erro, não me abstenho do mesmo, sei disso! Na verdade, só em escrever, já o fiz.

I'm just a passing glance
Not a for sure but a chance
And there's no way that I am
What she sees now



A estrada é mais longa do que foi prevista, a espera é cansativa, e não se pode agradar os dois lados. Isso é notório! Há um medo permeando o mesmo ar onde vive os sentimentos esperados, e desejados. Um medo de que a mágoa cresça e ocupe um lugar que não seja dela, deixando sem espaço a sementes que busca um lugar para brotar.

Manter-me à distância, será essa a fórmula? Uma falta sentida, corresponderá a chance da obtenção de respostas? Sei que não existe um cadeado ou uma combinação perfeita que consiga trancar tudo o que está guardado hoje, por muito tempo.

Fico aqui, procurando passado na memória, caminhando, seguindo em frente. Aqui, no meio da estrada, não...
...não existe derrota para me vencer!



Júnior Vilas Bôas





9 de abril de 2012

Los dias Santos.




"Este santo anarquista, que conclamou o povo baixo, os excluídos e "pecadores", a chandala no interior do judaísmo, a contrariar a ordem dominante - com uma linguagem que, se pudéssemos confiar nos evangelhos, ainda hoje levaria à Sibéria -, foi um criminoso político, na medida em que criminosos políticos eram possíveis numa comunidade absurdamente apolítica. Isso o levou à cruz: a prova disso é a inscrição na cruz. Ele morreu por sua culpa - falta qualquer razão para dizer, por mais que se tenha dito, que ele morreu pela culpa dos outros."

(O Anticristo - Friedrich Nietzsche)


Independente das posições, opiniões e crenças religiosas, o santo-meio-findissemana agrega alguns valores - na minha singela opinião - maiores que os combates ligeiros ao cristianismo ou qualquer outra religião, e também, à própria crença.

Cada um busca em si suas verdades, e tudo o que queira acreditar como sendo ela, o caminho. Entretanto, mesmo sem discutir a importância da data para o calendário cristão, ou todos seus significados, sem apartes eclesiásticos, há sim símbolos, que transcendem à regula, fazendo sentido apenas para quem a pertence.

O que pode representar essa ladeira cheia de pedras no caminho, debaixo desse sol escaldante, rumo àquela pequena capela recheada por velas, pedidos e intenções, que enterra a própria história em seu chão?

Chão!
Quando quer descer
faz uma ladeira.
Chão!
Quando quer crescer
vira cordilheira.

E assim cada um segue seu caminho para as demais semanas que restam no ano, cheios de esperança e renovação. Motivos? Pra quê? Certeza? Quem as tem?

Simples: "Fé cega, e pé atrás!"



(Júnior Vilas Bôas)