12 de julho de 2011

É um futuro de futuro!

HISTÓRICO

O curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Esse curso teve início em outubro de 2004, na Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com a perspectiva de mudança no paradigma da agropecuária regional.
Considerando a agricultura como a maior potencialidade de desenvolvimento da região, foi implantado o curso de Engenharia Agrícola e Ambiental com a perspectiva de mudança no paradigma da agropecuária regional, visto que a mesma vem sendo praticada sem levar em consideração a sustentabilidade ambiental.
O curso contempla uma gama de disciplinas que abrangem os mais diversos temas ligados ao agronegócio. Assim, acredita-se que sua criação possa implementar novas tecnologias nos diversos segmentos da atividade agropecuária, permitindo a otimização dos recursos utilizados nos sistemas produtivos. Nesse sentido, será possível preservar os recursos naturais ainda disponíveis de forma a propiciar o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população regional.

OBJETIVOS DO CURSO

O objetivo geral da criação do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental é o de formar profissionais especializados, aptos a atuar de forma integrada nas áreas da Engenharia Agrícola e Ambiental em todo país, e mais especificamente no semi-árido nordestino Como objetivos específicos, o curso deve atender aos seguintes requisitos:
Ÿ Promover competências e habilidades dentro da base tecnológica da Engenharia
Agrícola e Ambiental, consubstanciadas.
Ÿ Concentrar suas atividades dentro do modelo preconizado pela legislação atua e em consonância com as necessidades da sociedade;
Ÿ Atender ao perfil geral e específico esperado para o profissional formado pela UNIVASF; e
Ÿ Estar em constante atualização face às mudanças tecnológicas nos âmbitos regional, nacional e mundial.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O mercado de trabalho do Engenheiro Agrícola e Ambiental é diversificado, podendo o profissional atuar como autônomo, empresário, assalariado ou membro de equipe multidisciplinar no âmbito das áreas de recursos ambientais, construções rurais e ambiência, armazenamento e processamento de produtos agrícolas, irrigação e drenagem, energia na agricultura e mecanização agrícola, exercendo atividades de:
• Direção, supervisão e coordenação.
• Estudo, planejamento e projeto.
• Assistência, assessoria e consultoria.
• Execução de projeto e serviço técnico.
• Representação, desenvolvimento e venda de equipamentos.
• Vistoria, perícia, avaliação, laudo e parecer técnico.
• Desempenho de cargo e função técnica.
• Ensino, pesquisa e extensão.




Um comentário: