1 de junho de 2012

Rubro-Negrismo



Sou Flamenguista, acredito que não seja novidade para ninguém, pois, espero que não. Gosto de chegar num lugar e ser reconhecido como tal. É sim, meu maior presente, minha maior qualidade, meu maior defeito (para uns), minha herança, meu sangue.

Ser Flamengo é mais que apenas torcer para um time de futebol, ultrapassa os limites da metafísica, se é que eles existem, que Descartes me perdoe. Ser Flamengo é algo herdado do meu Pai, é a história do povo brasileiro contada através de uma bola, é o sofrimento aliado à fé. É acreditar mais que os outros, e duvidar de tudo, até quando não há mais alternativa. É ser chamado de chato pelos demais, sem motivos, apenas por sermos muitos.

Bem, acho que deu pra entender mais ou menos o que representa. Entretanto, esse não é o ponto em questão. Todos estamos acompanhando o desligamento do jogador Ronaldinho, um dos maiores da história, um dos melhores que vi jogar, e sim, sou fã. Outro fato também que nunca deixei de revelar, minha admiração por esse talentoso jogador, e a satisfação em tê-lo vestindo o Manto Sagrado de número 10, aquele eternizado por Nosso Senhor Jesus ZICO!

Não vou falar da passagem de R10 pelo Flamengo, nem fazer comparativos, nem ofender ou defendê-lo. Quando pensei em escrever sobre tal assunto, o que se passava pela minha cabeça era outra coisa. Pensei: como é vantajoso para a mídia o assunto Flamengo. Bem, e foi aí que resolvi escrever.

Já cansei de ouvir as pessoas falarem que o Flamengo é o time da Rede Globo, que só passa os jogos do Flamengo na TV, nos programas esportivos quase todas as reportagens são sobre o Flamengo. Alguns vão dizer: e não é? Não! Não é bem assim. Quem conhece sabe, o futebol também é uma empresa, é mídia, futebol é grana (muita grana), é comercial, faturamento, lucro. Ninguém lança uma imagem na mídia se não for pensando em faturar. Ninguém é tão bonzinho a esse ponto. Ou vocês acham que a Globo é a melhor amiga do Flamengo? "Mui amiga" aquela que planta bombas jornalísticas em seu site todos os dias, que vende a crise no time por segundo, que se alimenta de jogadores polêmicos que vestem a camisa do Clube.

A marca Flamengo vende, e a Toda-Poderosa Globo sabe bem disso. Somos mais de 35 milhões de torcedores, uma Nação, realmente, espalhada pelo mundo. Qualquer notícia, bombástica ou não, em seu site, significa imediatamente, milhões de cliques na página, e tudo isso é revertido em dinheiro. 
-Ah! qual jogo vai passar esse findissemana?
-O do Flamengo.
-Poxa, a Globo é mesmo puxa-saco, só passa jogo do Flamengo.
Mas é claro! já ouviu falar em audiência? Se fosse você o dono da emissora, também não passaria?

Até hoje, eu só vi o Flamengo ser o único time em crise, a ser campeão. Independentemente do título, sempre que fomos campeões, aposto com qualquer um, que nas semanas que antecederam, os jornais esportivos exibiam matérias dizendo que o Flamengo estava em crise de alguma coisa.

Desculpem os outros times, mas se vocês realizaram um grande feito, e a mídia não deu tamanha importância, e ao invés disso, estamparam uma matéria qualquer sobre o Flamengo, não se preocupem, vocês não são culpados. É que ainda assim, nós torcedores do Fla, consumiremos essa notícia, por mais irrelevante que ela seja, e isso é um prato cheio para a impressa. Duvida? Vá agora no site esportivo de maior visibilidade, entre na página de esportes, e olhe lá, "notícias mais lidas". Das 5, quantas são sobre o Flamengo?

Portanto, tenha calma em afirmar certas coisas, apoiado em argumentos de pré-adolescentes começando a conhecer o esporte. E aos torcedores, apenas melhorem o filtro de informação.




(Júnior Vilas Bôas)




PS: Foi uma honra, como seu fã, comprar a camisa de nº 10 do Fla com seu nome, porém, aqui é assim R10: Joga quem quer, quem não quer, pode ir embora.