19 de abril de 2011

Hoje é dia de Bandeira.




Desencanto

Eu faço versos como quem chora
De desalento... de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.

Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa... remorso vão...
Dói-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.

E nestes versos de angústia rouca
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre sabor na boca.

- Eu faço versos como quem morre.


Homenagem a Manuel Bandeira, um dos maiores Poetas Brasileiros, que estaria completando hoje 125 anos de seu nascimento.

17 de abril de 2011

À espera do ensejo.

O instante que antecede a desavença é tão tenso quanto foi a Guerra Fria, não se sabe por onde pode ser atacado. Apenas espera-se um golpe, porém inofensivo, assim como foi caracterizada a guerra. Todos tão armados, tudo bem planejado, entretanto, o medo de um ataque mútuo permeia o ambiente.

É um jogo estratégico, cansativo na maioria das vezes. Não há ataques diretos, observa-se muito mais, envolvendo-se numa teia que te prende sem dar respostas imediatas. A condição atual castiga, saber detalhes é um martírio. Mesmo assim, continuo lá, ao lado, ligando intrínsecamente a dor e o querer em uma súplica rotineira. É a crua sensação do desespero, deixando-te de mãos atadas.

Não me peçam explicações, existem várias óticas para a mesma obra, "sou um coração, não um cardiologista", já dizia o grande Gênio. Portanto, não me perguntem o que fazer. Não espere clareza, confundir é mais atraente, até porque, ninguém anda por aí com o seu manual. Seria mais fácil se já viessem designado as precauções e contra-indicações, concordam? Ao concordar comigo você pode estar discordando de você mesma, cuidado!

Instantes que cabem na eternidade, entretanto, em instantes, acaba a eternidade, são momentos únicos que de uns dias pra cá mudam todo o modo de ser. Deixar a surpresa para a última hora aumenta o desejo de um momento propício para clamar o óbvio.

14 de abril de 2011

"...quando não houver mais amanhã, será um belo dia..."



É um jogo adolescente, que busca a todo momento chamar a atenção. Não o faz mais como antes, através das ideias, dos atrativos naturais, pelo prazer da conversa. Pelo contrário, menos palavras são proferidas, menos afagos, apenas o olhar e a tentativa fracassada de obter o poder de ler a mente alheia.

Muita honestidade para com os demais, representa menos chances por enquanto, porém é o correto. Não é pensando por cima dos outros que se alcança o que quer. Torna-se apenas mais um risco.
Mas, demostrar fraqueza para chamar atenção? Como isso é possível, se não parecer fraco é o meu forte?

Algumas incertezas rondam o meio, dificultando ainda mais uma tentativa de decisão rápida. As diferenças acentuam-se, os caminhos não se cruzam. Os desejos ampliam-se, mesmo que ainda faça temer um certo mal entendido. Os erros se concretizam como tapas na face de alguém que tem as mãos atadas.



Tem tocado muito:

Desde aquele dia (Engenheiros do Hawaii)

Desd'aquele dia

Nada me sacia
Minha vida tá vazia
Desd'aquelia dia

Parece que foi ontem
Parece que chovia
Um rosto apareceu
(Uma heroína)
O rosto era o seu
(Seu rosto de menina)

Parece que foi ontem
Parece que chovia

Desd'aquele dia
Minhas noites são iguais
Se eu não vou à luta
Eu não tenho paz
Se eu não faço guerra
Eu não tenho mais paz
Não aguento mais

Um dia mais, um dia a menos
São fatais
Pra quem tem sonhos pequenos
Sonhos tão pequenos
Que nunca têm fim

Eu só queria saber
O que você foi fazer no meu caminho
Eu não consigo entender
Não consigo mais viver sozinho

10 de abril de 2011

Expedição para Boqueirão da Onça - BA

No período de 18 a 31 de maio de 2009, será realizada a 1º Expedição Conjunta dos Centros de Fauna do ICMBio, CEMAVE, CPB, RAN e CENAP, para a região de Boqueirão da Onça, municípios de Campo Formoso, Sento Sé, Juazeiro e Umburanas/BA, onde há uma proposta de criação do Parque Nacional de Boqueirão da Onça. Esta expedição objetiva complementar as informações sobre a fauna dessa região; levantar subsídios para elaboração das listas de espécies ameaçadas da fauna da Caatinga; e, fundamentar proposta de criação do PARNA Boqueirão da Onça e do Corredor da Biodiversidade da Caatinga que ligará esta futura UC aos Parques Nacionais da Chapada Diamantina/BA e da Serra da Capivara/PI.

A região que será estudada compreende a área onde será criado o Parque Nacional Boqueirão da Onça, cujo processo esta em andamento no ICMBio, o qual terá uma área de 823 mil hectares envolvendo os municípios de Sento Sé, Sobradinho, Umburanas, Campo Formoso e Juazeiro/BA. Uma formação de Caatinga, ainda pouco estudada que, segundo alguns especialistas, pode concentrar inúmeras espécies endêmicas e ameaçadas.

Até o momento, foi confirmado na região a existência do Arapaçu-do-Nordeste, Bico-virado-da-Caatinga, Arara-azul-de-Lear, dentre outras aves de grande importância para a conservação. Segundo o MMA, no Bioma Caatinga existem 20 espécies de aves ameaçadas de extinção e 15 espécies endêmicas.

Dentro do contexto do planejamento estratégico do CEMAVE, tanto o conhecimento da diversidade da avifauna, quanto o fornecimento de subsídios para a elaboração ou revisão de listas de espécies ameaçadas e de planos de manejo de unidades de conservação são considerados importantes. Desta forma, este levantamento de aves na Região de Boqueirão da Onça, insere-se no Projeto Avifauna do rio São Francisco bem como nas atividades de estudo das espécies ameaçadas de extinção.

A caatinga ocupa uma área de 734.478 km2, e é o único bioma exclusivamente brasileiro (SILVA, et al 2004), com alto índice de endemismos. O bioma caatinga é apontado como um dos mais críticos em termos de conservação de sua biodiversidade e ainda prescinde de ações que discutam políticas para o estudo e a conservação da biodiversidade brasileira. O PARNA Boqueirão da Onça está inserido dentro da área do Corredor Ecológico das Onças na Caatinga, que passará pelos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí e terá cerca de 3 milhões de hectares, interligando as unidades de conservação dos três estados, formadas pelo Parque Nacional da Serra da Capivara, Parque Nacional da Serra das Confusões, atravessará o Rio São Francisco para a margem direita, atingirá o Parque Nacional do Boqueirão da Onça e será conectado até o Parque Nacional da Diamantina.


Fonte: http://www4.icmbio.gov.br/cemave//index.php?id_menu=24&id_arq=80


A notícia não é uma das mais novas, porém a intenção é a divulgação do corredor ecológico da região, e a busca por mais informação visando uma futura participação.