27 de janeiro de 2011

Desesperança



É a falta de inspiração do poeta,
o sorriso amarelo do palhaço
a partida no zero a zero;
a falta de eloquência do mudo,
é a paz no mundo que falta.

É a carta que não chega,
a doença que não cura,
a mercadoria extraviada.
A planta que não cresce;
a notícia que não agrada.

O vinho que azeda,
o filho que não se nutre;
a presença esperada, da chuva
que não vem.

É o que se iguala, a sensação
de uma esperança que não
se tem.





(Júnior Vilas Bôas)

21 de janeiro de 2011

Flamengo no coração de um sofrido e pequeno país africano.

Através do bairro da Tchada, uma onda rubro-negra começa a avançar por Bissau. Se antes só se falava sobre o andamento dos campeonatos europeus, de um ano para cá o interesse pelo futebol brasileiro vem ganhando espaço na capital da Guiné-Bissau - uma ex-colônia portuguesa localizada na África Ocidental - graças à crescente paixão pelo Flamengo. E agora, com a contratação de Ronaldinho Gaúcho, os flamenguistas da Tchada desfilam ainda mais orgulhosos vestindo o "manto sagrado" - como se habituaram a chamar a camisa do time.
 
A "invasão" vermelho e preta começou timidamente em janeiro de 2010, quando o carioca Ricardo Rodrigues, de 30 anos, chegou a Bissau para trabalhar como voluntário da ONU (Organização das Nações Unidas). Torcedor fanático do Mengão, ele não perdia - na verdade, ainda não perde - chance de falar para os guineenses, com os olhos brilhando, sobre as glórias de seu time e o entusiasmo da "nação", como se refere à torcida. Sua frase preferida, que ele repete como um mantra e hoje é usada por vários moradores do bairro, é a seguinte: "Todos nascem flamenguistas, mas alguns degeneram." E assim, na base da conversa, pouco a pouco a Flamengo foi conquistando simpatizantes na Tchada.
Em junho Ricardo recebeu de seu pai, Donaldo, que mora em Patos de Minas, um pacote com oito camisas do Flamengo. Foi um alvoroço no bairro, e ele teve de fazer um sorteio para decidir os felizardos que ficariam com elas. Com a chegada do "manto", o time do bairro, que estava inativo havia dois anos por falta de patrocínio para a compra de uniformes, voltou a campo. E batizado como Flamengo de Tchada - em Bissau existe também o Flamengo de Pefine (um outro bairro), que disputa a Segunda Divisão do país e usa o uniforme da equipe carioca da época em que o patrocínio era da Petrobrás.

No fim do ano, Donaldo foi visitar o filho e levou, a pedido dele, mais 30 camisas do Mengão. A nova remessa e as notícias sobre a negociação para a contratação de Ronaldinho transformaram de vez o bairro num reduto rubro-negro. Ricardo teve certeza disso na madrugada do dia 2 de janeiro, quando foi acordado por um barulho vindo da rua. Nuno Mancabú, de 28 anos, bradava ao microfone seu amor pelo Flamengo e tocava um CD com os cantos da torcida que o carioca havia lhe dado. Em pouco tempo a rua estava cheia de gente gritando "Flameeeengo! Flameeeengo!", para a satisfação de Ricardo, que saiu da cama e se uniu à festa.
Contágio de alegria. Até quem não ligava tanto assim para o futebol foi contagiado pela "Flamengomania". Decalian Insali, de 24 anos, negro forte que é chamado de "NBA" por só usar camisas dos times de basquete dos Estados Unidos, balançava a cabeça para um lado e para o outro e dizia: "Agora eu entendi o que é ser Mengão".
Mas não é fácil ser um flamenguista na Tchada. A precariedade na distribuição de energia do país faz com que poucas casas do bairro tenham eletricidade. Por isso, onde não há energia nem gerador - como na casa de Ricardo, por exemplo - é impossível se informar sobre as notícias e resultados do time - as tevês e rádios (principal meio de comunicação do país) locais não transmitem os jogos. Para se atualizar sobre o Mengão, só mesmo pela internet ou pelo canal da Record Internacional.
Camisa pendurada. Para driblar as dificuldades, Ricardo inventou um método para avisar os moradores de seu bairro sobre o resultado dos jogos, que costumam acabar de madrugada no horário de Bissau (hoje o fuso é de duas horas a mais em relação a Brasília e, sem o horário de verão, chega a três) e são acompanhados por ele via internet. Quando pendura a camisa da equipe na janela de sua casa, os torcedores ficam sabendo, assim que acordam, que o Flamengo ganhou. E começam o dia mais felizes.



Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110121/not_imp669112,0.php

19 de janeiro de 2011

Dica de livro: Memória de minhas putas tristes.

Memória de Minhas Putas Tristes (Memoria de mis putas tristes) foi escrito em 2004 por Gabriel García Márquez e publicado em outubro do mesmo ano nos países de língua espanhola.





Narra a história de um nonagenário cronista e crítico musical que, em seu aniversário de 90 anos, pretende presentear a si mesmo com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Porém, ao vê-la dormindo, não tem coragem de acordá-la e se apaixona por uma garota adormecida. O romance mostra como um idoso teve sua vida tomada pelo medo do amor, e aos 90 anos descobre o verdadeiro prazer da vida. No Brasil, foi publicado pela editora Record em 2005, com tradução de Eric Nepomuceno.

Tá aí a dica, para quem algum dia já sentiu medo em amar. Mas que sempre soube que nunca é tarde!

Boa leitura!





Fonte: http://www.wikipédia.com/

12 de janeiro de 2011

Os Deuses jogam os dados.


Não está sendo fácil conviver com esse sentimento tão consumista. Parece uma 'socialite', dessas da novela dàs 20hrs, solta em um shopping, com o cartão sem limite do marido. É devastador!

Porém, ao mesmo tempo, nada retorna. Nem mais um sorriso. Apenas conversas soltas alimentam uma pequena fagulha. Entretanto, essa fagulha pode chegar ao fim em breve. De acordo com a notícia de ontem (não necessariamente ontem, 11/01/11), ela pode estar indo para longe de mim daqui uns dias. Pois é, mais uma vez sinto-me como se os deuses brincassem comigo, como num jogo de xadrez.

Disse no texto passado que mantinha um certo ceticismo quanto à frase: se eu fosse um cara diferente, sabe lá quem eu seria. No sentido de fazer tudo diferente, achando que seria melhor. Já não tenho tanta certeza assim. Pois mais uma vez, o fator preponderante para minha tristeza pode ser a distância.
Fala sério, por que isso? Já não basta?

Claro, não está nada decidido. Tenho outras coisas para me preocupar antes. Por enquanto, simplesmente vou aceitando a condição que me é proposta. Mas acho que não escolhi tudo isso, tenho quase certeza!


Júnior Vilas Bôas

10 de janeiro de 2011

Deísmo

Nós acreditamos que Deus existe com base na razão reflexiva, a experiência pessoal e observação da natureza.

Acreditamos que a comunhão da comunidade, o respeito mútuo são componentes essenciais da vida. Mas o poder mais nobre é amar.

Nós acreditamos que nossos princípios devem evoluir com o progresso social e nosso conhecimento do universo.

Nós somos mais guiados por esses princípios (que não figuram na ordem de prioridade):

• Acreditamos que tudo que precisamos saber de Deus pode ser encontrado no próprio universo.

• Nós não acreditamos que Deus age no universo de uma forma que contraria a lei natural, mas não nega a possibilidade.

• Acreditamos que os seres humanos são capazes de ter experiências profundas de Deus, mas afirmam que tais revelações pessoais são verdadeiras só para si.

• Nós acreditamos no valor intrínseco da vida honestidade advogado a prudência, compaixão e justiça em nossas relações com o outro.

• Acreditamos que as pessoas devem ser livres em todos os aspectos de suas vidas, desde que não perturbem a paz, a felicidade ou a segurança da sociedade.

• Nós encorajamos todos a avançar a condição humana em sua capacidade pessoal para fazê-lo. No entanto, acreditamos que a religião deve ser separada do governo e nem esta nem qualquer princípio deísta deve ser usada para justificar posições políticas ou causas.

• Acreditamos que a religião é um assunto pessoal guiado pelos ditames da consciência. Nós não defendemos os esforços para converter as pessoas ao deísmo, mas sim esforçar por promover o deísmo e educar aqueles que estão interessados.



“A necessidade de procurar a verdadeira felicidade é o fundamento da nossa liberdade.” (John Locke)



Para os deístas, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza. Para o deístas as pessoas devem assumir a responsabilidade pelos seus atos, e procurarem a felicidade nesta vida terrena ao invés de aceitarem os tormentos das injustiças sociais em procura de uma vida eterna de caráter duvidoso. Muitos deístas rejeitam a noção de que Deus intervém nos assuntos humanos, por exemplo, através de milagres e revelações. Estes pontos de vista contrastam com a dependência de revelações, milagres e fé encontrada em muitos judeus, cristãos, islâmicos e outros ensinamentos teístas.

O deísta não necessariamente nega que alguém possa receber uma revelação divina, mas essa revelação será válida apenas para quem a recebeu, se realmente a recebeu. Isto implica a possibilidade de estar aberto às diferentes religiões como manifestações diversas de uma mesma realidade divina, embora não crendo que nenhuma delas seja a “verdade” absoluta.

Os deístas acreditam na possibilidade da existência de dimensões transcendentais. Contudo não estão presos a nenhum tipo de mitologia ou dogma. Frequentemente os deístas encontram insatisfeitos com as religiões denominacionais, e apresentam, geralmente, algumas afirmações que os diferenciam dos religiosos convencionais ou teístas.




Oferecimento: UBD - União Brasileira dos Deístas.



6 de janeiro de 2011

Produção agrícola bate recorde em 2010.

Rio de Janeiro, 6 jan (EFE).- A produção agrícola do Brasil alcançou em 2010 o número recorde de 149,5 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, superando em 11,6% o percentual do ano anterior.


Nesse ano, a produção será 2,5% inferior, com cerca de 145 milhões de toneladas, número similar ao registrado em 2008, que até agora havia sido a melhor colheita do país, conforme a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado inédito consolida o Brasil como um dos principais celeiros do mundo, contrasta com a redução de 1,3% da área plantada, um claro indicativo do aumento da produtividade do conjunto dos cultivos.

A produção de soja, o principal grão colhido no Brasil, subiu 20,2%, para os 68,5 milhões de toneladas, puxado pelo aumento dos preços que estimularam a expansão do plantio associado às condições meteorológicas favoráveis, que melhoraram a produtividade.

Logo atrás, o milho, segundo grão do país, elevou a produção em 9,4%, para os 56,1 milhões de toneladas. Contou para o bom resultado a ajuda do tempo e a recuperação dos preços, levando mais agricultores optando pelo plantio do cereal.

O arroz registrou uma queda de produção de 10,1%, para os 11,3 milhões de toneladas, o que foi motivado pelo excessivo volume de chuvas registrado no estado do Rio Grande do Sul, onde fica a maior parte das lavouras dessa cultura.

O IBGE calculou que a produção de arroz deve se recuperar neste ano, uma vez que não se espera uma quantia de precipitações desmesurada no sul do país.
Registraram aumentos de produção outros importantes produtos em que o Brasil se destaca como maior exportador do mundo, como a cana-de-açúcar (5,7%), laranja (4,1%) e café (17,6%), grão que sempre alterna anos bons e ruins.



Fonte: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=27138232

5 de janeiro de 2011

"Há sempre um lado que pesa, e outro lado que flutua..."




Não consigo acreditar que estou me iludindo. Fica muito claro que é só uma questão de tempo para ela perceber que é do lado de cá que mora a felicidade.
Aquela pequena troca de carícias, dá claros sinais de que dentro dela mora uma pequena faísca pronta para virar uma chama.

O cerco vai se fechando, o que me faz imaginar que comentários sobre a situação, permeiam aquela casa. A curiosidade me consome, porém não posso deixar que tome conta da minha mente. Apenas desconverso...
Já busquei outros caminhos, mas basta um sorriso e uma palavra doce saída de sua boca, para me trazer de volta à sua órbita. E lá, continuo a viajar, dando voltas a observar, feito um satélite.

Vou seguindo em paz, ainda estou suportando! Vou por aí, dando tempo ao tempo. E aquele velho ditado, aquele lá de trás, já não me serve mais.


Júnior Vilas Bôas

4 de janeiro de 2011

Fla segue em primeiro na arrecadação do TimeMania 2010.






BLOG DO PERRONE - O Santos confirmou sua evolução durante o ano e terminou 2010 na terceira posição dos mais indicados na Timemania como “time do coração”. Ficou com 3,84% das indicações. Em 2009, o Peixe havia ficado na sexta colocação (3,64%).


Na Timemania, criada para ajudar as agremiações a pagarem suas dívidas com o governo, quem tem mais indicações arrecada uma quantia maior. A verba vai diretamente para a quitação dos débitos.

O bom desempenho santista no ano das conquistas da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista é mais uma prova de como os bons resultados estimulam o torcedor a gastar mais.

O inverso aconteceu com o Palmeiras. Terceiro colocado em 2009, quando esteve perto de faturar o Brasileirão, o time do Palestra Itália, caiu para a sexta posição em 2010, temporada de frustrações para seus torcedores.

O resultado final da Timemania mostra também que Flamengo e Corinthians dependem menos do desempenho em campo para arrecadar com seus fãs. A equipe da Gávea manteve a primeira posição. O time do Parque São Jorge continuou em segundo.

1º FLAMENGO 3.848.273 (6,38%)

2º CORINTHIANS 3.198.431 (5,30%)

3º SANTOS 2.316.061 (3,84%)

4º SAO PAULO 2.259.467 (3,75%)

5º GREMIO 2.246.505 (3,72%)

6º PALMEIRAS 2.238.473 (3,71%)

7º INTERNACIONAL 1.993.735 (3,30%)

8º VASCO DA GAMA 1.910.772 (3,17%)

9º BOTAFOGO 1.675.546 (2,78%)

10º CRUZEIRO 1.620.941 (2,69%)

11º FLUMINENSE 1.571.862 (2,61%)

12º ATLETICO 1.376.808 (2,28%)
 
 
 
PS: Acostumem-se, falarei mais sobre futebol esse ano. Pelo menos pretendo! rs

2 de janeiro de 2011

Sem título.

Tu que com ígnea lança
de minh'alma rompeste o gelo,
E que ora o expulsas para o mar, espumejante,
De suas mais altas esperanças:

Sempre mais límpida, e melhor, portanto,
Livre em amoroso constranger;
Destarte celebra teus milagres,
Tu, o mais belo mês de Janeiro.

(Friedrich Nietzsche)